Sobre

Minha foto
Rio Grande do Sul, Brazil
A LEVEL PRO, Empresa do Produtor Cultural e Psicólogo JONAS HENRIQUE SCHOMMER, volta-se à elaboração e produção de projetos que se caracterizem por atividades que favoreçam a difusão e desenvolvimento social e cultural, promovendo manifestações artísticas que tenham consigo a preocupação de construir uma política dialogal, que fomente o interesse e o fascínio pelo conhecimento e bem estar.

CONTATO

Entre em contato conosco:
jhschommer@gmail.com
(51) 83097119
(51) 99656710

Banda Volar foi inspiração para bandas locais do Vale do Caí

Em comemoração ao aniversário de lançamento do álbum "Três Tempos" (2020), resolvemos relembrar um pouco das ações e da influência que a banda Volar teve na sua região, que compreende os limites entre o Vale do Caí e Serra Gaúcha. A banda, formada por Jonas Schommer, Wagner Müller e Juliano Ebeling, surgiu em 2010 de uma formação inusitada, característica comum das bandas de garagem que se encontram a partir de situações corriqueiras e descobrem uma liga para produzir algo novo. Longe das oportunidades das capitais e, mais longe ainda do centro do país, a Volar fez sua própria revolução quando resolveu experimentar passos longos, tão longos que talvez hoje não entenderíamos. Mas desde o início, o desafio foi algo intrínseco ao trio.
Quando surgiu, em 2010, o grupo se localizava na cidade de Barão/RS, a 110Km da capital Porto Alegre, mas com uma distância cultural, semântica, infinitamente maior. Três garotos cheios de sotaque interiorano aspiraram ir além de tocar na praça da cidade e dar sentido e respaldo ao desejo de fazer música própria longe do seu ninho.

Foi aí que, por meio da limitada e lenta internet da época, que o grupo buscou nichos pra dar vazão à veia artística que estourava nos braços. A partir disso, que ainda em 2010, o grupo fez seu primeiro show em um festival, fazendo isso com honras nas cidade de Porto Alegre, no antigo Manara Bar. E aí foi como abrir uma porteira, depois de diversos bares tocados no amor, eis que a banda começa a ser contratada em diversas cidades, com uma agenda que só crescia.

Nessa vibe produtiva que a banda lança sua primeira obra, o "Faço de Conta que ainda existo" (2011), que alcançou um respaldo absurdo em várias regiões do país. O reconhecimento fez a banda viajar para São Paulo, Paraná, Santa Catarina e para o meio do estado gaúcho. A banda já fazia parte do eixo alternativo com louvores. Nesse ritmo a banda seguiu até 2014, quando lançou o single "Medo", um dos melhores trabalhos da banda.

A partir dessa ampliação de horizontes, diversas bandas locais que outrora não acreditavam que poderiam experimentar algo novo e descobrir novos lugares, passaram a se apresentar na região, em bares, festas de município, além de gravar os seus sons. Dessa leva de bandas, podemos citar a Urso Banda, Blue Label, Pregados no Sóton, Armazém, todas elas bandas surgidas na região e que, assumidamente, viram a Volar como referência musical e de atitude.

A banda também protagonizou a organização de diversos festivais, como o Roça in Rio I e II, Level Music Festival, Pub Festival, entre inúmeros encontros com artistas como Pata de Elefante, Fevers, Medialunas, shows em coletivos culturais paulistas e paranaenses.
Com uma pausa no ano de 2015, a banda se reinventa em 2020, com um lançamento de inéditas, "Três Tempos", que traz novamente o espírito do experimentalismo evidente, com gravação em estúdio próprio, com infraestrutura enxuta, porém uma genialidade que só se multiplicou com o passar dos anos. A banda Volar sempre acaba inspirando, como algo que não se descola da pele. 
 

Confira matérias do início da carreira:

https://blogs.oglobo.globo.com/amplificador/post/do-rs-novo-clipe-do-catavento-novo-single-da-banda-volar-542997.html

https://www.maahmusic.com.br/2014/08/voce-ja-conhece-volar.html

http://songs-to-valentina.blogspot.com/2012/09/nevermind-21-anos-de-lancamento-do.html?m=1

http://level-pro.blogspot.com/2013/07/level-music-festival.html?m=1

http://level-pro.blogspot.com/2014/02/volar-visita-radios-na-cidade-de.html?m=1

https://whiplash.net/materias/news_849/134294-lila.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário