O projeto simbolize foi uma ação idealizada dentre o final de 2011 e início de 2012 por diversas entidades do município de Barão: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Associação Baronense de Turismo (Abatur), Emater, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A premissa do projeto foi trabalhar com os símbolos municipais baronenses, principalmente o Figo e o Gerânio, uma vez que nos denominávamos no cenário turístico com a “Terra do Figo e do Gerânio”. Para tanto, esse grupo, de forma conjunta elaborou o que seria o Projeto Simbolize, coordenado Secretaria de Educação e Cultura. Jonas H. Schommer, idealizador da Level Pro, na época respondia pela pasta de Cultura. No início do ano de 2012 a SMEC adotou 03 dos 06 projetos propostos pela ABATUR e desenvolveu-os nas escolas municipais.
A repercussão e a participação dos alunos e professores foi tão positiva, que decidiu-se dar continuidade aos projetos e, em 2013, os símbolos escolhidos para ser mote dos projetos foram o Brasão e a Bandeira Municipal. No dia 18 de março, a Prefeitura Municipal tendo como base o Projeto Simbolize, plantou mais de 500 mudas de Gerânios em suas Praças e Prédios Públicos, estimulando e caracterizando o município com sua Flor Símbolo.
Veja o texto de apresentação do informativo "Símbolos Municipais Baronenses":
"Somos nosso maior símbolo"
"O Simbolismo é importantíssimo na vida e na cultura coletiva. Os Símbolos Municipais são as formas de representação mais expressivas da imagem das comunidades e representam a identidade do município, sua evolução política, administrativa e econômica, bem como seus costumes, tradições, arte e religião. Um povo caracteriza-se mais forte quando tem conhecimento, divulga e propaga seus símbolos. De acordo com a Constituição Federal, é facultativa, aos municípios, a adoção de símbolos próprios que venham retratar a história e as características desse lugar. Por vezes, acontece de os próprios munícipes não tomarem conhecimento de seus símbolos.
É a partir desses pensamentos que surge o Projeto Simbolize. Em sua essência, a iniciativa parte de um interesse conjunto de várias entidades da sociedade e setores municipais, que vem construir saberes, por meio de ações nas escolas, nas comunidades, nos meios de comunicação, sobre os Símbolos Municipais, prosseguindo, assim, com a tarefa de valorizar nossas representações e peculiaridades.
Desde os primeiros anos de sua emancipação até nossos dias, Barão tem como forte característica a valorização e propagação de seus Símbolos. Um jovem município, Barão se apresenta como exemplo nas diversas características fundamentais de seu próspero crescimento, tanto em sua História, como na Arte, Educação, Agricultura, Comércio, Indústria, Culinária, Turismo, Meio Ambiente, Saúde, entre tantos outros braços de sua constituição.
Todas essas possibilidades apenas se tornam, de fato, possibilidades, a partir do pensamento e da ação das pessoas que povoam e prosperam junto com Barão e se intitulam, com todas as letras, Baronenses. O Baronense e a Baronense, são, de fato, nossos maiores Símbolos. A partir de um povo louvável, que busca a melhor tinta para pintar seu horizonte, a melhor agulha e linha para bordar seu presente, com mãos que juntas constroem sua história de maneira coletiva e participativa, nosso município caminha a passos leves e firmes em uma bonita jornada, não deixando para trás suas conquistas, tampouco deixando de observar serenamente o mundo e seus melhores caminhos.
Jonas H. Schommer
Departamento de Cultura"


Nenhum comentário:
Postar um comentário